Socket e Slot
Os sockets e os slots são as formas de conexão do processadores com a placa mãe , antes deles os processadores eram soldados diretamente na placa mãe, com a evolução das CPUs se tornou necessária a atualização do hardware dos computadores (upgrade).
O socket, dependendo do seu tipo, possui furos ou pinos. Os sockets com furos tem um mecanismo que facilita muito a instalação do processador conhecido como suporte ZIF (Zero Insertion Force) ou LIF (Low Insertion Force) que se trata de uma pequena alavanca, com isso não se risco de danificar os pinos do processador.
Existe também outro mecanismo nas placas-mãe chamado LGA (Land Grid Array), que tem a aparência de uma “porta” que cobre o processador e é travada por uma alavanca, o próprio soquete tem os pinos para o contato elétrico com os processadores de encapsulamento BGA (Ball Grid Array) onde o nome indica a forma como o processador é encaixado, "pousando" sobre a cama de pinos do soquete.
Nos processadores Pentium 2, dos primeiros Celeron, começo do Pentium 3 e alguns modelos do Athlon os sockets estavam ausentes nas placas mãe, sendo substituídos pelos slots para processadores.
O slot foi uma tentativa do fabricante “facilitar” a instalação dos processadores já que vinham no formato de cartucho.
Referencias:
Processadores, da pré-história ao Pentium 4. Disponível em: Acesso em 9 de julho de 2014.
Conhecendo a placa-mãe: Socket do processador, slots de memória e energia. Disponível em: < http://www.logandoti.com/conhecendo-a-placa-mae-socket-do-processador-slots-de-memoria-e-energia/> acesso em 9 de julho de 2014.
O QUE É SOCKET E LISTA ATUALIZADA DE SOCKETS. Disponível em: http://wodconsultoria.com/2012/05/10/o-que-e-socket-e-lista-atualizada-de-sockets/ acesso em 11 de julho de 2014.