Manutenção de Micros - Apostila de Sockets e Slots
Socket Super 7 - Semelhante ao Socket 7. A diferença nesse caso são os chipsets, eles tem novo suporte como o barramento externo de 100/133, qualquer placa mãe socket 7 que suporte FSB de 100mhz já é considerado uma placa mãe super 7.
Slot 1 - Refere-se a uma especificação física e elétrica para o conector usado por alguns microprocessadores da Intel, incluindo o Celeron, Pentium II e Pentium III. Foram implementadas configurações para processador único e dual. o processador é montado num Single Edge Contact Cartridge (SECC), semelhante a um slot PCI, mas com um conector de 242 pinos.
Slot 2 - Refere-se à especificação física e elétrica para o conector de 330 pinos usado por alguns microprocessadores IntelPentium II Xeon e Pentium III Xeon. Quando foram introduzidos os Pentium II de Slot 1, a idéia é que eles substituíssem os processadores Pentium e Pentium Pronos mercados doméstico, desktop, e SMP de baixo custo.
Slot A - É um padrão de encaixe semelhante ao Slot 1(Pentium III), que é utilizado pelos processadores Athlon da AMD. A única diferença visível é a posição do chanfro central, que no slot A está à esquerda. A diferença serve para impedir que alguém encaixe um Athlon numa placa mãe para Pentium III ou vice-versa, o que poderia danificar o processador. No caso dos processadores AMD não existe confusão quanto à compatibilidade. As placas Slot A são compatíveis com todos os processadores Athlon slot A. Ha ainda outra diferença entre o Slot 1 e o Slot A do ponto de vista elétrico, enquanto o Slot 1 utiliza o padrão GTL + o Slot A utiliza o padrão EV6.
Socket 479 - Também chamado de mPGA479M, foi introduzido em 2001 como um socket para microprocessadores Mobile Pentium III-M, e, eventualmente, para o Mobile Celeron com processadores Coppermine-T e Cores Tualatin. Os processadores Pentium III-M foram fabricados com 478 pinos, mas o socket em si teve 479 furos, o que tornava mais fácil para a Intel