Sociólogos e a a Religião
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS
CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – 1º PERÍODO
SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
PROFESSOR: CESAR DA SILVA CAMARGO
ACADEMICA: ALESSANDRA GONÇALVES FERNANDES ADAMY
Atividade reflexiva do Livro Sociologia-Anthony Giddens capitulo 16
Sociólogos e a Religião
O estudo da Religião pelos sociólogos é e deve ser feita de forma a deixar sim os credos de lado, tendo em vista principalmente o crescimento das Religiões. Deixar-se influenciar por seu credo atrapalharia a investigação, pois caso seu credo não acredite em determinado dogma ou rito, por exemplo, impregnaria a pesquisa tornando-a partidária e assim sem o valor cientifico buscado nas pesquisas.
Os estudos feitos por sociólogos são feitos sem a preocupação na veracidade das crenças, mais sim nelas com relação principalmente a sua organização social.
Tendo em vista que sociólogos tem uma visão religiosa no ponto de vista humano a secularização não influi em dados e não os tornam parciais.
A imparcialidade norteia os resultados cientifico se não utilizadas na religião torna os estudos vazios e sem valos cientifico.
A secularização do estudo da religião já vem acontecendo a muito tempo mais hoje se torna cada dia mais evidente, além dos novos credos igrejas e religiões em si, mesmo pessoas que se dizem de determinada religião já tem suas próprias formas de acreditar, cada dia mais as religiões tem perdido espaço no mundo, onde já não conseguem seguidores dispostos a seguir cegamente as doutrinas de determinada religião.
Marx e suas ideias
A Religião segundo Marx “o ópio do povo”, já cansou de nos dar exemplo de sua força gigantesca, seja por fé ou interesse pessoal, não dá para negar o poder dessa gigante onda na sociedade.
Na sociedade capitalista religião leva seus crentes a encarar revolução industrial como ofensa a crença, logo aqueles que tem maior poder econômico continuam assim, em