Sociologia
6- o papel do positivismo teve grande importancia na evolução das ideias no Brasil e também foi com a manutenção e a preservação da nova sociedade capitalista. Varios dos mais destacados propagandistas republicanos eram positivistas, e nos primeiros dias que se seguiramá queda do Imperio ocuparam posições importantes na administração pública. Podemos afirmar que toda a preparação teorica de implantação da Republica foi feita sob o patrocinio do positivismo.
7- o papel do marxismo não era a de solucionar os problemas sociais, tinha o proposito de restabelecer a ordem social, para contribuir para a realização de mudanças radicais na sociedade. O pensamento marxista privilegiou as situações de conflito existentes na sociedade industrial, para o desenvolvimento de sua teoria. Para os marxistas, a luta de classes, e não a harmonia social, constitui a realidade mais evidente da sociedade capitalista.
8- Auguste Comte (1798-1857): Filosofo e matematico francês. Foi o fundador do positivismo. A partir de 1846 toda a sua vida e obra passaram a ter um sentido religioso. Ao se dedicar mais as questões espirituais, afastou-se do magisterio. O pensamento de Comte influenciou as teorias existentes provocando grandes mudanças. Teve grande influencia quer como filósofo social, quer como reformador social.
Herbert Spencer (1820-1903): A sociologia surgiu como uma disciplina autônoma que empreendeu a criação de uma ciência global da sociedade. Em 1876, na Inglaterra, publicou Princípios de Sociologia. Aplicou a teoria da evolução orgânica a sociedade humana. Essa teoria comparava a sociedade com um organismo humano. Desenvolveu um vasto trabalho, Filosofia Sintética (1860), onde ele aplicava os princípios do processo evolutivo. Spencer expressa-se e se identifica