Estudo dirigido sobre o filme preciosa
1- No filme, a personagem Preciosa é vítima da violência doméstica. Associe os tipos de violência doméstica contra crianças e adolescentes discutidos em sala de aula às situações vivenciadas pela protagonista da trama.
Resposta:
A violência doméstica pode ser física, sexual ou psicológica. No filme, a personagem Preciosa sofreu todo tipo de vitimização.
Dentre as situações vivenciadas pela protagonista, em algumas cenas, a mãe de Preciosa atira coisas sobre ela, desde pratos e copos até uma televisão. A personagem também relatou que ao dar a luz a sua primeira filha dentro de casa, no chão da cozinha, sua mãe ficou o tempo todo chutando a sua cabeça, caracterizando maus-tratos, violência doméstica física. Além disso, há negligência em sua alimentação, pois em uma cena a personagem precisa roubar para se alimentar e, em outro momento, é forçada a comer quando não tem vontade.
Outra violência sofrida foi o fato da adolescente ter parido sua primeira filha no chão da cozinha, sofrendo agressão física e omissão da mãe por não leva-la ao hospital.
Na trama, a protagonista sofreu violência sexual do seu pai, que a violentou desde os três anos de idade e com ela teve dois filhos. Há deduções de que a mãe também abusou sexualmente de Preciosa e alguns meninos na rua.
Em todas as cenas da relação de Preciosa com a mãe há cenas de vitimização psicológica. A protagonista é obrigada a cozinhar e obedecer ordens o tempo todo, é chamada de imprestável, gorda, feia, etc. A mãe deixa claro várias vezes que deveria tê-la abortado.
2- O relacionamento entre Preciosa e sua mãe é marcado por desequilíbrios psíquicos de ordem emocional. Descreva, com base no filme, os prováveis motivos que levaram as personagens em questão a assumirem tal conduta.
Resposta:
A mãe de Preciosa violenta psicologicamente a filha, insinuando que a adolescente é culpada pela perda do namorado, já que ele a