Sociologia
Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2013
Entende-se como sociologia uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certo fenômenos que se deseja estudar. Ela se manifesta através de procedimentos intelectuais que:
* Possibilitam a observação racional e controlam os fatos. * Permitem a interpretação e explicação adequada dos fenômenos. * Fundamentam o estabelecimento dos princípios das leis.
As ciências possuem objetivo ou finalidade1, função2 e objeto3.
1. Distinguir a característica comum que regem determinados eventos.
2. Aperfeiçoamento da relação do homem com seu mundo.
3. Material: aquilo que se pretende estudar.
Os três níveis de conhecimento científico: o inorgânico, estudado pelas ciências físicas, o orgânico, investigado pelas ciências biológicas, o superorgânico, abrangido pelas ciências sociais. Os três níveis encontram-se inter-relacionados. O superorgânico é observado no mundo dos seres humanos: linguagem, religião, filosofia, ciência, tecnologia, ética, usos e costumes e outros aspectos culturais e da organização.
Classificação das Ciências Sociais
Antropologia Cultural: Estudo sobre as histórias da cultura do homem, suas semelhanças e diferenças em qualquer lugar e tempo. Antigamente ela só estudava os povos primitivos, mas hoje em dia também se interessam pela cultura das sociedades industriais. O foco é analisar os aspectos culturais e o comportamento que os caracterizam.
Ex: religião e magia; organização familiar; artes e artesanato.
Direito: O direito estuda as normas e o comportamento social, estabelece os direitos e deveres entre a sociedade. O direito é o corpo que controla a sociedade, coagindo os indivíduos. Concentra-se em analisar o comportamento social.
Economia: É a ciência social que estuda produção, circulação, distribuição e consumo de bens de serviços. Ela explica como funcionam os sistemas econômicos, e como é a