A rrepública do progresso
INTRODUÇÃO:
-Atenas, c. 469 a.C. - Atenas, 399 a.C.)
-foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga.
-Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental,
-Conhecido principalmente através dos relatos em obras de Dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como as peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes.
-Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.
BIOGRAFIA:
Detalhes sobre a vida de Sócrates derivam de três fontes contemporâneas:
-os diálogos de Platão,
-as peças de Aristófanes
-e os diálogos de Xenofonte.
Não há evidência de que Sócrates tenha ele mesmo publicado alguma obra.
Alguns autores defendem que ele não deixou nada escrito pois, além de na sua época a transmissão do saber ser feita, essencialmente, pela via oral, Sócrates assumia-se como alguém que sabe que nada sabe. Assim, para ele, a escrita fecharia o conhecimento, deixando-o de forma acabada, amarrando o seu autor ao estrito contexto de afirmações inamovíveis: se essas afirmações contemplam o erro, a escrita não só o perpetua como garante a sua transmissão.
VIDA:
-Era filho de Sophroniscus - um escultor, especialista em entalhar colunas nos templos, e Phaenarete, uma parteira (ambos eram parentes de Aristides, o Justo).
-Durante sua infância, ajudou seu pai no ofício de escultor. Porém, muitas vezes seus amigos zombavam da sua incapacidade de trabalhar o mármore. Mesmo quando aparecia uma oportunidade de ajudar o seu pai, sempre acabava atrapalhando.8 Seu destino foi apontado, pelo próprio Oráculo de Delfos, como um grande educador, mas foi somente por influência da sua mãe que ele pôde descobrir sua verdadeira vocação.
VOCAÇÃO:
Conta-se que um dia Sócrates foi levado junto à sua mãe para ajudar em um parto complicado. Vendo sua mãe realizar o trabalho, Sócrates logo “filosofou”: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudá-lo-á a nascer e tentará