Sociologia
DISCIPLINA HOMEM E SOCIEDADE
ENGENHARIA BÁSICO
ALUNOS:
CARLOS HENRIQUE DE O.L. DIAS RA: A44810-1
RODRIGO EDUARDO LAZROTO RA:B035IE-7
CLAUDIO MACHADO NETO RA:A82504-5
MARCELO MANOEL DA SILVA RA:B00353-7
REFLEXÃO SOBRE IDENTIDADES, CULTURA E DIVERSIDADE CULTURAL ENTRE PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
SANTOS
2011
INTRODUÇÃO
O texto tem por objetivo refletir sobre concepções, princípios, fatores antecedentes e características dos conflitos de relacionamento no trabalho. Apresenta também exemplos desses conflitos.
Para a Psicodinâmica o conflito é um jogo, são forças que levam o sujeito a soluções de compromissos que resultam em ganhos e perdas.
No trabalho, esses conflitos são vivenciados quando entra em confronto o desejo do trabalhador, expresso nas necessidades, aspirações e interesses e a realidade de trabalho, geralmente marcada pelo produtivismo.
Um exemplo de conflitos muito presentas na relação de trabalho hoje é o fazer mais X fazer bem. As empresas estão cada vez mais exigentes e muitas vezes sem as condições necessárias para execução das tarefas, isso leva o trabalhador a negligenciar a qualidade em nome da quantidade.
Outros exemplos são: “trabalhar em equipe X trabalhar sozinho”, “cooperar X sobrecarregar-se”, “denunciar práticas que discorda X silenciar”.
ANÁLISE DOS CONFLITOS
De acordo com nossa pesquisa, a organização do trabalho é definida como a divisão e conteúdo das tarefas, normas, controles e ritmos de trabalho. As condições de trabalho definidas como a qualidade do ambiente físico, posto de trabalho, equipamentos e materiais disponibilizados para a execução do trabalho. E as relações sócio-profissionais, são conceituadas como os modos de gestão do trabalho, comunicação e interação profissional.
Dentro desse contexto, podemos afirmar que o relacionamento interpessoal dentro do ambiente de trabalho depende da relação harmônica entre todos os conceitos citados. A organização do trabalho