Sociologia
A. Objeto da Sociologia
Sociologia é a ciência que estuda as relações sociais, as instruções sociais e a sociedade. É uma ciência social que dispõe de um conjunto acumulado de conhecimentos e que se propõe a fornecer respostas acerca do ser humano. A sociologia não estuda a ação das pessoas isoladamente, ela trata das atitudes das pessoas e dos comportamentos destas como situações coletivas, que podem ser explicadas pelas relações que estabelecem entre si.
Os sociólogos não negam que fatores psicológicos são capazes de influenciar o comportamento das pessoas, seu interesse fundamental é o de estudar situações coletivas, sem levar em consideração as características psicológicas de seus membros, mas sim as relações que estas pessoas estabelecem entre si na sociedade, como por exemplo: cooperação, competição, conflito, interdependência, entre outros.
Todo o comportamento humano se dá em algum tipo de sociedade ou é influenciado por fatores sociais, mas não é pelo fato desta ocorrer na sociedade que um fato se torna objeto de investigação sociológico. Um fato é realmente compreendido como sociológico quando se procura entendê-lo no que diz respeito às relações que se estabelecem entre os seres humanos e as circunstâncias sociais que os afetam.
B. Caráter científico da Sociologia
A sociologia é reconhecida como a ciência que estuda os fatores sociais, entretanto, nem todos os fatores sociais são objeto de estudo científico. A filosofia, a religião, a tradição e até mesmo a instituição pessoal, são amplamente utilizadas para explicar o mundo social. Essas fontes de conhecimento comprometem fortemente a ciência, a ponto de persistir em muitos meios a concepção de que o ser humano e suas criações, como a sociedade, não são acessíveis ao estudo científico.
C. Características do conhecimento científico
A ciência é uma forma especial de conhecimento, que coexiste com outras, tais como a filosofia, a teologia e próprio senso