Sociologia
1-Resenha da animação:
“O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar”
A animação é uma sátira criativa e bem humorada sobre a visão cristã do mundo, que atribui a Deus a responsabilidade de tudo que acontece em nossas vidas, retratando algumas passagens bíblicas como se tudo tivesse se passado no sertão nordestino.
A historia começa quando Deus, simplesmente de uma hora para outra resolve criar o mundo, debatendo com os anjos para ver se a ideia era ou não aprovada, quase como se faz hoje em dia na politica. Então ele faz um protótipo do mundo com o maior capricho, faz o dia, à noite, as arvores, os animais e por fim o ser humano, providos de um dom, que segundo os anjos daria muito trabalho: o livre arbítrio.
Deus esta muito confiante com seu projeto, mas as coisas não foram como ele havia previsto, para provar que o homem saberia usar o livre arbítrio, pois em cima de uma montanha um cajueiro, e disse-lhes que não era para comer nenhum caju de lá. Até ai, tudo corria bem, o homem viveu em harmonia; porem, o Diabo viu ali uma oportunidade única de medir suas forças com Deus e enviou um de seus demônios para tentar o homem e a mulher, que, fizeram a escolha de experimentar o caju, que foi o que fez que tudo desandasse.
Quando o homem resolveu dominar o mundo ele mesmo, Deus não viu outra opção senão a de enviar alguém para a terra, mas quem? Como os anjos e os santos desistiram e seu filho não havia nascido ainda, enviou Limoeiro, que sendo um jumento não negaria serviço. Limoeiro vai a terra, concebido por uma vaca (já que ainda não existia jumento) e assim, espalhou sua palavra aos humanos, o que fez com que ele fosse caçado pelo Rei e tivesse de fugir. Na fuga se juntou a outros animais em uma arca, houve um diluvio e tudo acabou bem, na arca também estava o ultimo caju, que foi guardado no céu, até que Deus o experimentou. E, por fim, desandou de novo, pois Deus resolveu fazer tudo outra vez.
É um curta metragem