Produção de automoveis
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
introdução engenharia
PRODUÇÃO DE AUTOMOVEIS
TURMA
Professor.:
ETEP Faculdades
São José dos Campos
2013
2-OBJETIVO
Apresentar a produção de automóveis e sua evolução através do tempo assim demonstrando a importância da engenharia na área automotiva.
3-ESCOPO
3.1 - HISTÓRICO / DEFINIÇÃO / CONCEITO
Durante o final do século XIX as organizações eram poucas e pequenas representadas por pequenas oficinas, artesãos independentes, lavradores autônomos. Com a revolução industrial na Grã-Bretanha veio o desenvolvimento de máquinas a vapor, a utilização do ferro e por consequência a transferência da habilidade do artesão para a máquina substituindo a força animal pela potência da máquina.
Grande quantidade de matérias primas provenientes das colônias e da tecnologia da energia a vapor, além de enorme contingente de mão-de-obra barata expulsa do meio rural para as emergentes cidades industriais.
Em 1776, Adam Smith, o pai da economia, publica o clássico A Riqueza das Nações, onde teoriza o movimento de geração de riquezas possibilitada pela indústria, tratando também da divisão do trabalho e especialização das tarefas. Durante este período as empresas desejavam aumentar a produtividade foi ai que surgiram as teorias da racionalização, chamados de princípios tayloristas. Estes princípios buscavam métodos adequados de se executar uma dada tarefa, a qual deveria ser estudada com rapidez, segurança e economia e uma vez desenvolvido o método o mesmo poderia ser então repassado aos demais trabalhadores, os principais adeptos e desenvolvedores foram Frederick Taylor e Henry Ford.
Segundo os princípios tayloristas a fadiga era um agente redutor de eficiência uma vez que predispunha o trabalhador a diminuir a produtividade e qualidade, perder tempo além do mais influenciava no aumento de rotatividade de pessoal e