Modulação
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO II
Campo Grande/MS
Dezembro/2008
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO II
Resolução de Exercícios
POLLYANNA RODRIGUES DA SILVA
Trabalho apresentado para fins de avaliação na disciplina de Sistemas de Comunicação II, ministrada pelo Prof. Irineu Cássio Gudin, no curso de Engenharia Elétrica.
Campo Grande/MS
Dezembro/2008
1. Introdução 4 1.1. Modulação 4 1.2. Modulação AM 4 1.3. Índice de modulação 6 1.4. Saída dos moduladores AM 8 1.5. Processo de Demodulação AM-DSB 8 1.6. A representação simbólica de blocos e o diagrama elétrico de filtros 10 1.7. Projetar um filtro RC passa-baixa com os seguintes dados: 13 2. Modulação FM 14 2.1. Demodulador FM 17 2.2. Sistema de distribuição Coletivo 18 2.3. Métodos de dimensionamento do sistema de distribuição 22 2.3.1. MÉTODO DA CABECEIRA 23 2.3.2. MÉTODO DA TOMADA INFERIOR 24
1. Introdução
2.1. Modulação
É o processo de sinais de informação para uma portadora de alta freqüência. Um sinal portador de alta freqüência pode ser modulado em três parâmetros diferentes, que são: amplitude, freqüência e fase.
Temos uma modulação por amplitude quando variamos a amplitude da portadora de acordo com o sinal de informação, ou seja, amplitude modulada (AM). Da mesma forma, a modulação em freqüência (FM) ou a modulação em fase (PM) resulta quando o sinal de informação varia a freqüência ou fase da portadora.
2.2. Modulação AM
É um processo que consiste em se alterar uma característica da onda portadora, proporcionalmente ao sinal modulante. Sendo que, o sinal que contém a informação é o sinal modulante, e o sinal de maior freqüência, são denominados portador.
Caso a informação seja imposta à freqüência portadora,