Sociologia
Fala 1:__________________ Apesar de ser notável a diferença entre a classe trabalhadora de anos atrás com a classe trabalhadora contemporânea, ainda não está em evidência a extinção total dessa classe.
Fala 2: __________________ A grande diferença é que hoje têm-se uma pluralização dos meios de trabalho, ou seja, ampliou-se os tipos do mesmo, é como se tivessem surgidos formas de emprego derivadas daquelas mais antigas.
Fala 2: __________________ A Classe trabalhadora hoje, é definida pela totalidade de assalariados, homens e mulheres, que vivem da força de trabalho e que não fazem parte dos meios de produção. E iremos abordar exatamente essa classe em nosso trabalho.
SLIDE 2
Fala 1: __________________Com o passar dos anos, ocorreu uma retração dos modelos administrativos fordistas e tayloristas, meios estes que priorizavam a produção em larga escala e a ênfase nas tarefas industriais.
Fala 2: ______________ A partir daí vem ocorrendo uma diminuição do proletariado, dando lugar as formas mais desrregularizadas de trabalho, como feirantes e autônomos, reduzindo fortemente o número de trabalhadores formais, com carteira assinada e renda fixa.
SLIDE 3
Fala 1: __________________ Dentre outros motivos, o crescimento do trabalho informal também se dá ao fato da desindustrialização, causada basicamente pela desvalorização da moeda nacional, atrelada á concorrência com indústrias multinacionais, que utilizam tecnologia avançada e profissionais qualificados vindos quase todos do exterior.
SLIDE 4
Fala 2: __________________Neste gráfico fica explícito o aumento do trabalho informal no Brasil nos últimos anos. Prova de que foi realmente um fato a expansão do trabalho precariado, temporário e informalizado, além dos desempregados.
Fala 3: __________________Dentre os trabalhadores informais, têm-se os vendedores ambulantes, feirantes e camêlos. Estes, não possuem qualificação e nem remuneração fixa.
SLIDE 5
Fala 1: __________________Além do crescimento