Sociologia
R: Hobbs alega ser necessária a constituição de um poder soberano, não basta uma simples convenção entre os homens para garantir a paz, ou seja, é necessário a existência de uma ordem política regida por um poder soberano absoluto para que a preservação da vida tenha efeito jurídico.
Durkheim, fatos sociais e individualidade.
R: Fatos sociais são coisas, maneiras de agir, pensar, sentir, não pode ser confundidas com fenomenos orgânicos nem com psiquicos. Ele acreditava que se pudesse demonstrar o quanto um ato individual é resultado do meio social que o cerca, teria uma prova da utilidade da sociologia.
A origem da desigualdade para Russoe.
R: O contrato permite, a convivência, o poder dentro da sociedade regulada por leis, mas da forma que a liberdade permanecesse como estado natural. Ele mostra o caminho percorrido pelo ser humano passando do estado de natureza para o estado civilizado. Discute as contradições e antagonismos que permaneça esse processo e defende a volta ao estado natural, as novas formas. A conclusão final nos leva a pensar e agir. Essa distinção determina o que pensar, nesse sentido da espécie de desigualdade que reina entre todos os povos policiados, pois é manifestado contra a lei natureza, de qualquer maneira que a definamos, que uma criança mande num velho, que um imbecil conduza um homem sábio, ou que um punhado de pessoas nade ou superfa, enquanto a multidão esfomeada falta ao necessário.
Tridimensionalismo do Direito. (Miguel Reale). R: A conjugação proposta por Reale pressupõe uma constante comunicação entre o segundo e o terceiro aspectos, que origina e também se relaciona com o primeiro. Esta comunicação é denominada pelo próprio autor como a "dialética de implicação-polaridade", ou, "dialética de complementariedade". Esta dialética consiste na percepção de que fatos e valores estão constantemente relacionados na sociedade de maneira irredutível (polaridade) e