Sociologia
Regra fundamental do pensamento sociológico: considerar os fatos sociais como coisas
1- corolário Segundo Durkheim, para se estudar e compreender um fato social é necessário que toda e qualquer opinião pessoal sobre esse fato seja afastada de nossa mente, lutando contra conceitos e hábitos adquiridos , para que possamos analisar com imparcialidade esse fato. Mas como definir um fato social e o que seriam essas coisas a serem analisadas?
Durkheim afirma que essas coisas a serem estudadas são tudo que é dado, se oferece e se impõe a observação citando como um de seus exemplos a moda, onde várias pessoas usam algo somente porque viram várias outras pessoas fazendo o mesmo, como se fossem coagidas a fazerem aquilo apenas para se enquadrar em um padrão social. R. Aron afirma que o termo coação usado é usado muito vagamente levando, muitos a interpretarem no sentido mais simples da palavra, o que se pode levar a uma análise não muito confiável do fato a ser estudado. Se há um fato social, segundo Durkheim, há uma necessidade de explicá-lo, para que se possa compreender o porque dessa ocorrência, mas afirma que para cada fato existe apenas uma explicação , por mais que ajam variações desse fato, cada variação desse fato só ode ser explicado de um modo e cita como exemplo o suicídio, onde exemplifica que há vários tipos de suicídio , no entanto para cada tipo há somente uma explicação.
2- corolário
Só tomar como objeto de observação um conjunto de fenômenos definidos por características comuns, ou seja, definir fatos sociais por traços facilmente identificados e reconhecidos, evitando pré-noções e pré-conceitos explicando sua causa, identificando fenômenos anteriores e definindo suas funções e sua utilidade. Observar fatos sociais é definir conceitos para que se isole categorias e fenômenos, classificando gêneros e espécies para que se possa explicar um fato em particular.
3-corolário
O fato social é específico, é uma