Sociologia
Cristina Costa
Introdução
Capítulo 4 – A Emergência do Pensamento Social em Bases Científicas
Capítulo 5 – A Sociologia de Durkheim
Atividade página 22 à 23 * Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.
R= O pensamento do homem é único, pois demonstrou ser capaz de transformar a experiência vivida em um discurso com significado e de assim transmiti-la aos demais seres de sua espécie e a seus descendentes.
* Faça um informe comparando os vários aspectos do processo de desenvolvimento dos seres humanos com os animais.
R= Para que um bebê humano se transforme em um homem, capaz de agir, viver e se reproduzir como tal, é necessário um longo aprendizado, em que as gerações mais velhas transmitem às mais novas suas experiências e conhecimentos, ou seja, o ser humano tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento. Já entre as outras espécies animais, uma cria, mesmo separada de seu grupo de origem, apresentará, com o tempo, as mesmas atitudes de seus semelhantes, na medida em que estas decorrem, sobretudo, de sua bagagem genética e se desenvolvem de forma espontânea
* Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?
R = A linguagem e comunicação são os meios pelos quais somos capazes de nos comunicar, transmitido aos outros o legado de nossa experiência de vida, compartilhando os sentidos que a ela atribuímos. Estabelecendo-se uma íntima identidade entre linguagem, experiência e realidade.
* O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.
R= A ciência é descrita como uma atividade válida por si mesma, e quando livre de suas implicações religiosas e metafísicas, está destinada á