Sociologia
DO NASCIMENTO
PROFESSORA: SUELY PAULA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
DATA: 19/11/2014
Conceitos de Foucault presentes no filme “Sociedade Dos Poetas Mortos” No filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, do diretor australiano Peter Weir, vemos claramente diversos conceitos que foram abordados pelos estudos do sociólogo e filósofo francês Michel Foucault.
Para Foucault, o poder é a ação de uns sobre os outros que se dá nas relações. E, no filme, vemos isso principalmente na escola. O poder do diretor e dos professores sobre os alunos é notado claramente. Mas, os alunos também tem o poder, de certa forma, pois quando eles contrariam a decisão da escola em demitir o professor de literatura, os alunos exercem forte influência na contrariação da decisão. Vemos também o poder que os pais exercem sobre os filhos, nas cenas onde os pais do personagem Neil Perry não permitem que ele faça o que mais deseja, que é encenar.
Corpos Dóceis são aqueles indivíduos que seguem normas, e no filme, os Corpos Dóceis são retratados pelos alunos, que obedecem as normas impostas pela escola, pelos diretores e pelos professores, até o momento em que o professor de literatura é demitido, onde eles se revoltam contra a decisão da escola. Neil também é um exemplo de corpo dócil, que obedece o pai, mas em uma devida hora, ele se torna rebelde e participa de uma peça teatral, contrariando a vontade do seu pai, que o tira da escola. Sem ter nenhuma saída e sendo impedido de fazer aquilo que gosta, Neil acaba se matando.
A
Disciplina é um conjunto de regras que fazem uma instituição funcionar, e a escola mostrada no filme é regida por regras, formando uma
Sociedade Disciplinar
, que é uma sociedade que impõe regras, vemos isso no filme