Sociologia
Introdução:
Por meio deste trabalho a ser realizado para a matéria de sociologia, tentaremos entender e analisar a Revolução Brasileira, seus movimentos revolucionários mais importantes e relacioná-los na transformação.
O que é Sociologia?
Para começarmos o trabalho e tenhamos o fundamento correto das definições a serem explicadas, precisamos, primeiramente, entender o que é a matéria para qual os tópicos relacionados pertencem:
“Sociologia é a ciência que estuda a sociedade humana e a interação entre os homens. Interessa-se pelo modo como são criadas, mantidas e transformadas as organizações e as instituições que dão forma à estrutura social, pelo efeito que têm sobre o comportamento individual e social, e pelas transformações provocadas pela interação social. Seu terreno de investigação é bastante amplo, podendo abranger desde motivos pelos quais as pessoas selecionam seus pares até as relações de poder ou as razões das desigualdades sociais. É, portanto, o ramo do conhecimento que faz das relações humanas seu objeto, aplicando de modo sistemático a razão e a observação e integrando explicações teóricas e métodos quantitativos e qualitativos de verificação empírica”.
Contexto Histórico do Surgimento:
O nascimento da sociologia se dá num contexto de inúmeras transformações. As principais delas – a Revolução Industrial e a Revolução Francesa – segundo Giddens, trouxeram “mudanças radicais” e abalaram o modo de vida humano que se perpetuou por milhares de anos.
A Revolução Francesa trouxe consigo novas idéias, nova forma de organização na política e na vida social tradicional, principalmente trouxe mudanças de valores: liberdade e igualdade. “Este fato foi inicio de um movimento que se espalhou pelo globo tornando-se algo inerente a