Sociologia
Introdução
Propriedades periódicas
2.1 Raio atômico
2.2 Raio iônico
2.3 Volume atômico
2.4 Densidade
2.5 Pontos de fusão e ebulição
2.6 Energia de ionização
2.7 Afinidade eletrônica
2.8 Eletronegatividade
2.9 Eletropositividade
Propriedades aperiódicas
3.1 Massa atômica
3.2 Calor específico
3.3 Dureza
3.4 Índice de refração
Conclusão
1. Introdução
Os cientistas sempre procuraram por regularidades na natureza. No século XIX, vários deles tentaram conceber um sistema de classificação no qual os elementos químicos fossem organizados de acordo com características semelhantes. Na Tabela Periódica, os elementos estão dispostos de acordo com suas propriedades químicas.
A Tabela é organizada em grupos e períodos; em um mesmo grupo estão presente os elementos que apresentam periodicidade na variação de propriedades físicas e químicas. O termo “periódica” indica algo que se repete de maneira regular. A classificação das propriedades em periódicas e aperiódicas é usada para relacionar as características dos elementos com suas estruturas atômicas, de forma que, as periódicas se referem àquelas que obedecem à estrutura da Tabela Periódica, e as aperiódicas não.
2. Propriedades Periódicas
Os elementos químicos são organizados de acordo com suas propriedades periódicas e tais propriedades são alteradas de acordo com o número atômico; à medida que o número atômico aumenta, os elementos assumem valores crescentes ou decrescentes em cada período.
Raio atômico
O raio atômico se refere ao tamanho do átomo; é, basicamente, a distância do núcleo de um átomo à sua eletrosfera na camada mais externa.