Sociologia
As pesquisas sobre a sociologia são muito vagas e por isso se torna necessário conhecer o contexto histórico onde se encontrava a sociologia.
A sociologia começa quando a sociedade passa pelo fim do sistema feudal e pelo início do sistema capitalista, e assim, a sociologia busca compreender a nova sociedade que havia se formado. Essa ciência surge com a sociedade capitalista durante a revolução francesa e a industrial, onde essa sociedade passa por diversas transformações, surgindo vários problemas sociais.
Cada vez mais as pessoas migravam para os centros das cidades devido ao surgimento das manufaturas; as pessoas trabalham em péssimas condições, sem férias, recebendo péssimos salários; A classe operária começa a lutar por melhores condições de trabalho.
As cidades não estavam preparadas para esse rápido crescimento demográfico que ocorria nessa epóca, o que acarretou no aumento da criminalidade; da violência; da prostituição; de doenças;
Devido a esses problemas que a nova sociedade enfrentava, essa passava a ser estudada por diversos pensadores da época.
Dentre as transformações que ocorriam, a revolução industrial também contribuiu para uma nova maneira de explorar os conhecimentos sobre a natureza e a cultura. A sociologia também possui traços das ideias dos iluministas, esses estudavam a realidade através da observação, das informações acumuladas e da experimentação.
Os pensadores procuram achar maneiras para corrigir todos esses problemas, essa desordem na sociedade e para isso eles teriam que iniciar a sociologia. A sociedade precisava ser aceita e assim, achar melhorias para ela. A sociologia teve o positivismo como inspiração mas é através do pensamento socialista que a classe trabalhadora luta dentro da nova sociedade.
No segundo capítulo do livro, o autor apresenta os tipos de sociologia