Sociologia
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA: FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Felipe Andrade Barbosa
Émile Durkheim
David Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo, psicólogo social efilósofo francês. É comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia.
Em seus estudos aborda a interação social entre os indivíduos que integram uma coletividade maior em outras palavras a sociedade. Seu trabalho estava preocupado com a forma como as sociedades poderiam manter sua integridade e coerência na modernidade. Usou como base e aperfeiçoou o positivismo originalmente estabelecido por Auguste Comte. Para ele, a sociologia era a ciência das instituições, caso no qual este termo é entendido em seu sentido mais amplo como as crenças e modos de comportamento instituídos pela coletividade e que tem como objetivo descobrir fatos sociais estruturais. Durkheim se dedicou ao estudo da criminalidade, do suicídio e da religião.
Divisão do trabalho Social.
Segundo ele organizações corporativas são importantes nas sociedades contemporâneas pela sua influencia moral capaz de conter o egoísmo e manter os laços de solidariedade forte entre os trabalhadores. Essa subordinação dos interesses particulares ao interesse geral é a própria fonte de toda atividade moral.
A associação de indivíduos com interesses em comum tem como função: formar com vários um só todo, enfim, para levar juntos uma só vida moral. A corporação é o meio natural no seio do qual devem se elaborar a moral e o direito profissional.
A verdadeira função do trabalho social é em suma moral, e não econômica, sua função é gerar solidariedade entre os indivíduos
Fatos sociais
São as maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. Porém não é qualquer coisa que alguém faça significa ser um fato social para ele, é preciso atender três características que são :