Sociologia
A sociologia assim como a contabilidade desde seu surgimento interpreta as unidades que formam a sociedade, ou seja, os fenômenos sociais e econômicos. A contabilidade está ligada às primeiras manifestações humanas, surgindo da necessidade social de proteção à posse e interpretação dos fatos ocorridos, com a finalidade de alcançar os fins propostos. A partir de então podemos perceber que tanto a sociologia como a contabilidade surgem das necessidades da sociedade.
Sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um empreendimento fascinante e irresistível, já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como os seres sociais. A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.
Contabilidade é a ciência que registra e interpreta os fenômenos que alteram as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer entidade física ou jurídica.Surgiu nos primórdios da civilização, isto é, na época em que os homens primitivos representavam seus patrimônios por meio de desenhos e gravações.
No início das civilizações o homem sentiu a necessidade de controlar seu patrimônio, com isso utilizou a contabilidade como meio de controle. Desde esse primeiro controle dos bens o homem conheceu a contabilidade, uma ciência que desde então vem se desenvolvendo com o intuito de promover o melhor aproveitamento do patrimônio da sociedade, enquanto a sociologia é mais do que um simples exercício intelectual. Ela também pode ser uma ciência aplicada com usos práticos e cotidianos especialmente nas áreas de educação e políticas publicas, isto é, elaboração de leis e regulamentos por organizações e governos. Tudo isso por que os sociólogos são treinados para ver não apenas o que existe, mas também