Ergonomia
Limpezas na escola
Disciplina: Saúde Ocupacional e Ergonomia
Análise Ergonómica de um posto de trabalho
Limpezas na escola
Disciplina: Saúde Ocupacional e Ergonomia
Trabalho realizado por:
Marcelo Martins Nº 11
Nádia Dias Nº 12
12º B
Trabalho realizado por:
Marcelo Martins Nº 11
Nádia Dias Nº 12
12º B
Índice Índice 1 Introdução 2 Enquadramento teórico 3 Relativamente às respostas sobre as duas entrevistas realizadas 5 Respostas ao questionário 7 Conclusão 9 Webgrafia 10
Introdução
Este trabalho foi-nos solicitado pela professora Helena Antunes no âmbito da disciplina de SOE (Saúde Ocupacional e Ergonomia), refente aos conteúdos do módulo sete cujo nome é abordagem ergonómica na análise do trabalho.
Na realização do respetivo trabalho iremos abordar as posturas adequadas nas limpezas e a sua importância para uma melhor realização das tarefas a fazer.
Para a elaboração dos dados fornecidos decidimos realizar uma entrevista, por amostra, a duas pessoas, aplicando depois um questionário elaborado com base nas respostas dadas anteriormente e aplicado a quatro funcionárias.
O que pretendemos explicar com a entrevista era nomeadamente entendermos quais os riscos ergonómicos decorrentes das limpezas. Já com o questionário elaboramo-lo com o intuito de obtermos informações para assim as colocar-mos em prática e analisando-as.
Enquadramento teórico
Ergonomia deduz-se ao conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interacções entre seres humanos e máquinas. A principal ideia da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas seguras de o desempenhar visando a optimização do bem-estar e o aumento da produtividade.
O conceito de Ergonomia aplica-se à adaptação de uma máquina ao seu operador, e não o contrário, proporcionando um manuseio eficaz e evitando um esforço excessivo do trabalhador na