Sociologia
1. R.: O conceito de “mais-valia“ de Karl Marx diz que o trabalhador não recebe o seu salário merecido, ou seja, não lhe é pago a quantia referente às horas efetivamente trabalhadas. Isso ocorre porque as máquinas dão maior rendimento em menos tempo para os capitalistas. Então o trabalhador não é reconhecido pelo seu trabalho braçal, e o capitalista enriquece enquanto seus trabalhadores continuam pobres.
2. R.: Não, Isso acontece devido às desigualdades sociais que não são naturais, não são iguais e não dependem de Deus, e também na própria história da civilização humana. O que diferem as desigualdades sociais são elementos constituídos por: economia, política e cultura, ou seja, os membros de uma sociedade que possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder. Podemos afirmar, com base em estudos da história humana, que a igualdade é uma impossibilidade social.
3. R.: “Indústria Cultural” é um termo concebido pelos teóricos da escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer. As reflexões acerca desse tema surgiram, a partir de uma cultura industrializada vista no período do Nazismo, pois toda arte produzida era dirigida somente aquele sistema.
A “Indústria Cultural”, segundo Adorno Horkheimer consiste em moldar toda a produção artística e cultural, de modo que elas assumam os padrões comerciais e que possam ser facilmente reproduzidas.
4. R.: O trabalho precário nesta nova era global é um dos maiores problemas da sociedade mundial. A ausência de políticas de inclusão social propiciou o aumento da “precarização do trabalho” em uma de suas piores formas, o trabalho em condições análogas a escravidão, e, consequentemente, sensibilizou a força de trabalho mundial. Além de desemprego, reestruturação produtiva capitalista gera uma gama enorme de trabalhadores que são obrigados a se sujeitarem as condições cada vez mais precárias, com baixos salários, péssima condições de trabalho, perda de direitos