Sociologia
O plástico da sacola vem do petróleo, depois de tratado o petróleo se transforma em plástico que é usado para fazer as sacolas plásticas, essa transformação do petróleo consome muita água e energia, por isso, quanto mais sacolas plásticas usarmos mais recursos naturais como petróleo, água e energia serão nescessarios, mas para o meio ambiente, para a sociedade o maior problema não é a produção dessas sacolas. Existem dois problemas.
O primeiro é o consumo exagerado de sacolas plásticas descartaveis que provocam o consumo de uma enorme quantidade de recursos da natureza. O segundo é a forma inadequada de como as sacolas são descartadas. As sacolas plásticas demoram cerca de 200 anos para se decomporem.
Como essas sacolas são descartaveis muita gente acaba jogando em qualquer lugar e com isso elas deixam as cidade,as florestas e os mares mais sujos, elas entopem boeiros contribuindo para gerar as enchentes, além de causarem a morte de animais.
A partir de então, a indústria buscou novas alternativas que fossem ambientalmente corretas e criou outros tipos de embalagens como as: Sacolas Plásticas Convencionais(As sacolas plásticas tradicionais são feitas a partir do polietileno, produto derivado do petróleo), Sacolas oxi-biodegradáveis(Sacolas feitas de polímero de petróleo com aditivo D2W, que acelera a decomposição, pois faz a sacola se separar em partículas menores),Sacolas biodegradável e compostável(São sacolas de plástico que pode ser degradado por micro-organismos, na água, dióxido de carbono e algum material biológico) entre outros.
Foi regulamentada pela prefeitura de SP a lei, que proíbe a distribuição ou venda de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais.Para substituir as sacolinhas proibidas por lei, a prefeitura criou a "sacola verde".A nova