sociologia
Instituto de Ciências Biológicas
Sociologia da escola II
Acadêmica
MONTES CLAROS- SETEMBRO - 2013
DIVERSIDADE CULTURAL, DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO
Questão 1: Escreva um parágrafo distinguindo diversidade e desigualdade.
A diversidade oferece uma variedade de possibilidades, expressa os modos diferenciados como as diversas sociedades encontraram soluções materiais para seus problemas ou traduziram seu entendimento do mundo em termos simbólicos produzindo as diferenciações sociais e culturais ao longo do tempo. Enquanto a desigualdade historicamente ocorre a partir do desequilíbrio por essas diferenciações, a forma como cada sociedade se aproxima de forma desigual dos bens materiais produzidos ao longo do tempo.
Questão 2: Explicite o que você entendeu por diferenciação social.
É a diversificação em todos os aspectos de uma sociedade, seja cultural, social ou econômico, expressa as diferenças entre elas, de forma que essas diferenças quando se as distinguem umas das outras em todas as suas formas de organização, por exemplo a partir em grupos específicos ou através de lugares diferentes, a partir do momento que essas diferenças são reconhecidas por cada grupo elas se materializam.
Questão 3: O que você entendeu pela expressão “controle social”?
É um mecanismo baseado em leis e comportamentos corretos em cada sociedade que visam o crescimento cultural, social e econômico. Dessa forma coíbe a prática de atos contrários, proibidos, considerados crime, pois cada pessoa deve obter bens e serviços de forma legal baseado no merecimento através do trabalho e recompensa pessoal pelos seus esforços.
Questão 4: A partir da leitura do texto do capítulo 2, assinale a alternativa INCORRETA.
A ( ) Minas Gerais é um estado representativo tanto da diversidade cultural quanto da desigualdade social do Brasil.
B ( ) Minas e o Brasil se constituem a partir da fusão de matrizes culturais indígenas, africanas e