Sociologia
O ser humano do mundo atual perdeu a noção de suas verdadeiras necessidades, transformando o consumo em consumismo. No Brasil e no mundo, a realidade se apresenta da mesma maneira. Enquanto o consumo se refere às coisas básicas que precisamos para viver, o consumismo está relacionado a tudo o que é supérfluo. As pessoas são incentivadas pela força do marketing das propagandas a acreditarem que os artigos nas publicidades são essenciais à sua vida, criando uma falsa necessidade. Mas, as empresas só têm um objetivo, que é lucrar.
Cultura de consumo e significados das marcas
A relação entre cultura e consumo é objeto de investigação das Ciências Sociais, especialmente da Antropologia, que tradicionalmente estuda a cultura e as relações interculturais, e desde a década de 1980 volta-se para investigar como as pessoas se relacionam com os objetos materiais. Os estudos do consumo na perspectiva cultural partem da noção de cultura enquanto sistema simbólico.
A crise do capitalismo e globalização As relações capitalistas de produção que surgiu de um processo bastante longo desde a transição do sistema feudal até de fato chegar à hegemonia do capitalismo. Na verdade o objetivo real do sistema capitalista de produção foi realmente conseguir auges e dessa forma expandir pelo mundo, quando as cidades começaram a crescer e daí então existir a necessidade de produzir alimentos e produtos em geral cada vez mais em grandes quantidades para abastecer os mercados, porém o capitalismo foi abrangendo cada vez mais as nações que de certa forma abriam brechas para a sua entrada, principalmente os países europeus e americanos que são os divulgadores do capitalismo no mundo. Com a mundialização do capital de produção o capitalismo foi conquistando cada vez mais outros mercados de novos países.