Sociologia
A práxis, entendida como transformação objetiva do processo social, isto é, transformação das relações entre homem-natureza (práxis produtiva) e homem-homem (práxis revolucionária), é o fundamento do conhecimento, o critério da verdade e a finalidade da teoria.
Isto não quer dizer que a teoria só serve para a prática, como pensa o pragmatismo com sua concepção utilitarista, porque a relação entre teoria e prática é uma relação de unidade dialética em que a teoria não se reduz a prática, mas a complementa e também a faz avançar, tendo como limite sempre a sua realização através da ação humana. (Filosofia da Práxis)
➢ Formas de Práxis -variam de acordo com o objeto sobre o qual o sujeito executa sua ação
-fornecido naturalmente, ou produtos de uma práxis anterior, que podem dar lugar a uma nova práxis,
-o humano, o indivíduo ou a sociedade = se tornam objetos da práxis política ou revolucionária
"Praxis é o processo pelo qual uma teoria, lição ou habilidade é executada ou praticada, se convertendo em parte da experiência vivida.
Na Sociologia pode ser resumida como as atividades materiais e intelectuais exercidas pelo homem que contribuem à transformação da realidade social.
Enquanto que no ensino uma lição é apenas absorvida a nível intelectual no decurso de uma aula, as ideais são postas à prova e experimentadas no mundo real, seguidas de uma contemplação reflexiva. Desta maneira, os conceitos abstratos ligam-se com a realidade vivida.
A práxis é usada por educadores para descrever um panorama recorrente através de um processo cíclico de aprendizagem experimental, como no ciclo descrito e popularizado por David Kolb.
Nos escritos do teórico e ativista marxista Georg Lukács, o trabalho da organização