Sociologia
Aluno: Daniel Yago Silva Ferreira
Tema: Fatos Sociais
Professor: Alex
Durkhein: Consciência Coletiva
No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc.
O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las.
Para Durkhein o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Esses fatos sociais são as regras impostas pela sociedade (as leis, costumes, etc. que são passados de geração à geração).
É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais. O indivíduo aprende a seguir normas e regras que não foram criadas por ele, essas regras limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais.
Durkhein propôs um método para a Sociologia que consiste no conjunto de regras que o pesquisador deve seguir para realizar, de maneira correta, suas pesquisas. Este método enfatiza a posição de neutralidade e objetividade que o pesquisador deve ter em relação à sociedade: ele deve descrever a realidade social, sem deixar que suas ideias e opiniões interfiram na observação dos fatos sociais.
A consciência segundo as teorias de Durkheim diz que consiste em um conjunto formato por conjuntos culturais de ideais baseadas nas leis morais da sociedade, além das cresças que a população possui dentro de um conceito psicológico de cada indivíduo.
A teoria pretende mostrar que os fatos existentes dentro de uma sociedade existem pelo fator próprio e não dependem do que cada indivíduo faz ou acredita em particular, mesmo que sejam evidentes as opiniões e crenças próprias individualizadas do modo em que se lava ao interpretar e vivenciar fatos da vida.
David Emile Durkhein
Max Weber: Ações Sociais
Para Weber a Sociologia é uma ciência interpretativa e não descritiva para