Sociologia
A Sociologia como ciência, surge no século XIX, no momento da decadência do feudalismo e da consolidação do capitalismo. Foi criada para resolver questões sociais. Foca o coletivo e analisa o homem em sua totalidade no meio social. Objetiva o progresso e a busca pelo conhecimento. Abrange estudos teórico, histórico e crítico para desenvolvimento de temas ligados a pobreza, política, violência e outros tantos problemas que cercam e afligem nossa sociedade.
Podemos dizer que o homem é um animal sociável e que a sociedade em que vive está sempre em transformação. Embora várias dessas mudanças ocorram rapidamente, é possível que de geração em geração anotem-se registros desses acontecimentos que marcaram história, deixando assim um legado para as futuras descendências.
Os períodos de transformações mais marcantes estão relacionados com descobertas ou revoluções; seguindo é claro, a evolução do homem perante suas necessidades.
Seguiremos juntos nestas próximas linhas destrinchando um pouco mais sobre este tema do ponto de vista de uma graduanda, tendo como ponto de partida o livro Sociologia – introdução à ciência da sociedade da autora Maria Cristina Castilho Costa.
1
Toda espécie de vida na Terra segue seu percurso para conviver comunitariamente, seguindo regras, impondo e recebendo limites, sobrevivendo e reproduzindo-se tendo um protocolo a ser respeitado, porém dentro de seus limites e obedecendo o espaço em que vivem. Buscam sua própria defesa e sua melhora para alcançarem sua meta dos meios de convivência. O homem não é diferente. Observou e seguiu o exemplo dos outros animais que já mantinham seus costumes de sobrevivência para a partir daí criarem seus próprios meios de convivência na sociedade. Apesar de já apresentarem ações que se manifestava involuntariamente foram capazes de desenvolver intelectualidades que necessitavam de aprendizagem devido ao ambiente em que