sociologia
O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em um heterogêneo feixe de correntes de pensamento e movimentos sociais que têm na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, reivindicando medidas de proteção ambiental e sobretudo uma ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade de modo a estabelecer um paradigma de vida sustentável.
Considerando-o um movimento social, podem inserir-se neste contexto, todas as instituições, agências, organizações-não-governamentais, políticas, ativistas independentes e outros, cuja atuação tenha por princípio a defesa do meio ambiente seja através de manifestações sociais, projetos para a conservação ecológica etc. O movimento por justiça ambiental considera que os problemas ambientais ligam-se aos sociais.
Um ambientalista é alguém que acredita que o meio ambiente, por ser a fonte de recursos da humanidade, deveria ter sua exploração de forma mais planejada a fim de não esgotar o planeta para as gerações futuras.
Principais ONGS
SOS Mata Atlântica
Tem como missão defender o que resta da mata atlântica conservando os patrimônios naturais, histórico, também para ajudar os animais selvagens, dessas regiões.
Instituto Socioambiental (ISA)
Tem como objetivo de defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos dos povos indígenas do Brasil.
Greenpeace
Atua na preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
WWF Brasil
Atua nas áreas de conservação, investigação e recuperação ambiental.
Conservação Internacional Brasil (CI)
Visa a proteção de locais de biodiversidade da Terra, áreas selvagens ou regiões marinhas.
Instituto Akatu
Trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente.
Instituto ECOAR
Trabalha com projetos de formação de consciência ambiental e carboneutralização.
ECOA
Atua na investigação científica e ações políticas para a conservação ambiental e