sociologia
Comte
Para ele, a sociologia deve ser analisada à luz das leis e métodos naturais. Pois, assim como existe uma física da natureza deve haver uma física social para explicar o comportamento dos indivíduos na sociedade. Seria então a sociologia.
A lei dos três estados:
Teológico = o pensamento sobre o mundo é dominado pelas considerações do sobrenatural, religião e Deus. Metafísico = substituição do pensamento teológico para o filosófico sobre a essência dos fenômenos e pelo desenvolvimento da matemática, lógica e outros sistemas neutros de pensamento. Positivo = a ciência, ou a observação cuidadosa dos fatos empíricos, e o teste sistemático de teorias tornam-se modos dominantes para se acumular conhecimento. E com o estado positivo o conhecimento pode ter utilidade prática a fim de melhorar as vidas das pessoas.
Durkheim (1858 – 1917)
A sociedade deve ser analisada a partir dos fatos sociais com a utilização dos métodos das ciências naturais.
OBS: De acordo com Durkheim, “A sociedade não é uma simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios. [...]”
O fato social é tudo o que se produz na e pela sociedade. É o que interessa e afeta o grupo de alguma forma.
Ex: O aborto não é um fato social. O aborto entre jovens no Brasil é um fato social, pois afetou um determinado grupo (o Brasil).
Princípio metodológico da investigação sociológica: “Os fatos sociais são coisas”. É uma realidade objetiva e passível de ser observada.
Pensamento de Durkheim
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas;
Ao analisar os fatos sociais é exigida a reflexão prévia e fuga das ideias pré-concebidas;
O conjunto de crenças e sentimentos coletivos são a base do entendimento/acordo da sociedade;
Estudo da moral dos indivíduos = o grupo exerce pressão sobre o indivíduo;
Criação de repressão interna,