Um olhar sobre o recreio escolar
Simone Guerreiro Emerich¹ Tereza Cristina C. Q. Silva²
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo trazer à tona a discussão da necessidade de substituir o intervalo escolar e/ou recreio convencional, realizado diariamente na grande maioria das escolas brasileiras, por “Recreio Pedagógico ou Dirigido”, através de atividades artísticas, jogos e brincadeiras. Sem a pretensão de esgotar o assunto, o trabalho pretende apenas, através da bibliografia pesquisada, destacar a importância da utilização de um novo modelo de Recreio, em detrimento aos velhos e ultrapassados intervalos, criando um espaço de liberdade e integração social que efetivamente contribua para a redução da agressividade e da violência no âmbito escolar. Os elementos produzidos durante a prospecção foram relacionados e analisados. A análise do material evidenciou que os educandos demonstram alegria em participarem das atividades e aprovam a realização de recreios direcionados ou pedagógicos.
PALAVRAS CHAVES – Escola – Recreio –- Violência – Atividades Lúdicas -Integração Social.
INTRODUÇÃO
De acordo com o parecer CEB 02/2003, p.2, do Ministério da Educação, as “... atividades livres ou dirigidas, durante o período de recreio, possuem um enorme potencial educativo e devem ser consideradas pela escola na elaboração da sua Proposta Pedagógica. Os momentos de recreio livre são fundamentais para a expansão da criatividade, para o cultivo da intimidade dos alunos...”.
. O convívio diário com alunos motivou a observação e o estudo do uso inadequado dos momentos de recreio nas unidades escolares onde atuamos profissionalmente. Esta situação não só provocou certa inquietação como despertou a necessidade de se pesquisar sobre quais as ferramentas pedagógicas que podem transformar o momento intervalo caótico em um momento recreio lúdico. Segundo ANDRADE, 2007, p.6,