SOCIOLOGIA
Campus Brasília
Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Ciências Sociais
Professor: José Nicolau Saad de Carvalho
Trabalho componente da NP1 – valor 2,0 (dois) pontos.
Com base no texto recomendado: Sociologia – introdução à ciência da sociedade, de Cristina Costa – responda as proposições abaixo acerca da Sociologia de Émile Durkheim e Karl Marx:
1- Faça uma breve dissertação, de no mínimo 15 (quinze) linhas, definindo o que são, quais as características e a objetividade dos Fatos Sociais, segundo Durkheim:
2- Analise a origem histórica do Capitalismo e definição de classes sociais, segundo Karl Marx, concluindo sobre a amplitude da contribuição do filósofo alemão para a história da humanidade. Mínimo 15 (quinze) linhas.
Para a elaboração deste trabalho, você deverá seguir as normas:
Títulos: Times New Roman, tamanho 14 e negrito.
Corpo do Texto: Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaço entre linhas: 1,5. Lembre-se de revisar seu trabalho antes de entregá-lo ao seu professor e de citar a fonte de pesquisa utilizada. Não deixe de trazer seu trabalho no dia da NP1. O trabalho é individual.
Ao final do século XIX, no período de formação da Sociologia enquanto ciência, Émile Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras. Contudo, tão importante quanto definir o método era definir o objeto de estudo. Assim, segundo Durkheim, à sociologia caberia estudar somente os “fatos sociais”, e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo.
As respostas para nossa organização social estariam nos fatos sociais e para isso seria necessária a aplicação de um método para os compreendermos