sociologia
Durante esse período os valores da antiguidade clássica foram sendo vistos novamente, o interesse pela antiguidade clássica.
Um ato que espalhou a ideia do Humanismo foi o interesse da alta burguesia, nobres e até mesmo papas por obras de arte, financiando-as , interessados na difusão de suas cortes.
O renascimento é quase que dar forma tátil do movimento humanista nas artes, mostrando toda sua influencia e seus traços em diversas áreas das artes, como música, poesia e letras.
Em grande parte da Idade média as artes na Europa estavam atreladas as a igreja católica, tendo representada em sua grande maioria das artes aspectos religiosos e direcionados de alguma forma para a religião.
Com a expansão dos direitos da burguesia, que por sua vez estava enriquecendo e começando a fazer parte das altas rodas, os burguesses também começaram a se interessar por obras de artes, agora também servindo de mecenas, financiadores de obras de arte sem iguais, tanto em beleza quanto em tamanho, eram belos e grandiosos monumentos.
O local precursor do Humanismo foi na Italia, em seguida passando para toda a Europa.
O renascimento considerava a idade médica como a idade das trevas, onde tudo era muito obscuro, mas esqueciam-se de que seu atual movimento havia tido seu inicio durante a idade média.
Não foi só nas artes que o renascimento se fez presente e atuante, houve também o renascimento cientifico e o literário, que consagrou leis da física e também nomes da filosofia. O mais citado de todos em todas as áreas por ter participado de todas elas foi Da Vinci, que hoje é considerando um gênio por ter feito parte de tantas disciplinas diferentes, desde a música até a literatura e ciência.
O renascimento