sociologia
A Sociologia também conhecida como ciência da vida social é o estudo da vida social humana, grupos e sociedades. A área de atuação do estudo sociológico e extremamente abrangente, podendo ir de encontros casuais entre indivíduos ate à investigação de processos sociais, como as migrações e as novas tecnologias de comunicação. É chamada de sociologia geral quando consideramos a sociedade em seu sentido mais amplo.
O Surgimento da Sociologia
Os Pais Fundadores da Sociologia
AUGUSTE COMTE (1798-1857) é considerado o pai da sociologia, pois ele foi o primeiro a usar essa palavra em 1839no seu curso de filosofia. Seu maior mérito foi legitimar a sociologia como objeto de estudo teórico acadêmico. Ele ainda defendia a LEI DOS TRÊS ESTADOS, as fases pelas quais o conhecimento em sua evolução. Teológico: Pensamento dominado por referencias ao sobrenatural, religião e Deus. Metafísico: Fase que substitui a primeira, levando em consideração a lógica, a matemática e outros conhecimentos neutros. Positivo: Fase em que a ciência e o grande referencial. O estudo nessa tripartição e o estudo em geral avança em velocidades diferentes.
EMILÈ DURKHEIM (1858-1917) é apontado como um dos grandes teóricos da sociologia. Comte inventou o nome e Durkheim o inicio das grandes teorias. Na base da sua sociologia estão três grandes temas: Fato Social; Solidariedade Mecânica, Solidariedade orgânica e Anomia.
Fato Social
É o objetivo da sociologia apresentada em três características:
Coerção Social; No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o individuo, ele obedece a uma serie de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modifica-las.
A exterioridade aos indivíduos; Os fatos existem e atuam sobre os indivíduos independente da sua vontade.
Generalidade; É aquilo que se repete em todos os indivíduos ou pelo menos na maioria deles, e de natureza coletiva. Um exemplo simples, um aluno que chega na escola com roupa de praia. Certamente