sociologia
Método: Durkheim: Os fatos sociais deveriam ser tratados como sociais, nos moldes dos fenômenos da natureza. Existem bem antesda nossa existência, e devemos seguir independentemente se eu acredito ou não. Marx: O materialismo histórico dialético, segundo o qual o modo de produção da vida material condiciona o conjunto da vida social, política e espiritual. Weber: Adotou o método compreensivo. Para da observação dos indivíduos no curso de suas interações sociais, visando compra o sentido de suas ações, as motivações pelas quais criam organizações, religiões, sociedades, grupos, etc.
Relação entre individuo e sociedade: Durkheim: O poder da sociedade sobre os indivíduos coagidos a seguirem regras. A sociedade é que controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas exteriores que não foram criadas por ele. Marx: Os sistemas sociais mudam devido a um processo de luta entre classes que tem interesses contrários, gerando tensões que chegam a um nível tão alto que levam a mudança do modo de produção e a criação de uma nova sociedade. O individuo é determinado pela sociedade infraestrutura econômica. Weber: Quando fazemos uma ação cujo sentido subjetivo esta voltado para outras pessoas. Por exemplo, quando fechamos uma janela para evitar que alguém nos observe, já que seu sentido esta voltado para outras pessoas. Observa que os resultados dessas ações podem ser bem diferentes das motivações que as impulsionaram.
Conceitos básicos: Durkheim: *Fatos sociais: são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao individuo, dorados de poder coercitivo. *Consciência coletiva: é a força coletiva exercida sobre o individuo, que faz com