sociologia
ORIGEM DA PALAVRA
A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral.) [1] . Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo – sociedade.
CONCEITO
A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político...
Resenha
http://www.youtube.com/watch?v=I3PKxSRJFqkNo documentário Direito em Foco – Ética o Dr. Jorge Sarkis - Advogado e Professor, mostra que a ética está presente em qualquer lugar seja ela em casa, na escola, no trabalho, na vida pessoal, para com o próximo. A ética se confunde às vezes com moral mais são diferentes. A ética se refere a conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal. Já a moral são hábitos julgados ou validos de qualquer tempo ou lugar para grupo oi determinada pessoa.Quando a sociedade entende como correto, normal certos comportamentos individuais ou coletivos, podemos chamar de ética. A ética e construída ao longo da vida.
Na realidade brasileira podemos citar as eleições 2014, que muitas das vezes a moral e a ética foi esquecida em debates e campanhas políticas.
Etica Jurídica http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1813/Etica-indispensavel-aos-operadores-do-DireitoO estudo da Ética é de extrema relevância para o exercício profissional, visto que ocorre, no cotidiano, a deparação com infindáveis situações, as quais exigirão um mínimo de formação moral capaz de orientar no sentido do justo.
. A Ética jurídica é, portanto, formulada a partir da prática profissional do Direito. Operadores jurídicos O