17775556324354

544 palavras 3 páginas
PSICOLOGIA E DIREITO CIVIL
A família passou por muitas transformações ao longo dos tempos: transformações sociais, politicas, econômicas e culturais. Além disso, a família apresentou também uma evolução conceitual, histórica e legislativa, as quais modificaram o modelo até então considerado tradicional de família.
Essas mudanças ocorridas na família modificaram a configuração familiar e as relações parentais, que passaram a ser baseadas no afeto e na busca por felicidade, surgindo assim outras formas de família.
Desse modo, essas modificações na família, influenciaram o Direito, que procurou se adequar, para acompanhar as mudanças de comportamento e valores ocorridas na sociedade, deixando de ter como interesse único a propriedade, passando a se interessar também com o pessoal e o humano.
A PALAVRA FAMILIA HOJE NÃO ESTA MAIS TAXADA COMO ANTES, MARIDO E MULHER, A DINAMICA DA FAMILIA ESTA COM NOVOS CONTORNOS E ARANJOS. Torna-se evidente que o sistema familiar é um sistema de relacionamentos e que implicam em disputas e conflitos, necessitando do judiciário, para tentar solucioná-los. E muitas vezes, necessitam de uma atuação, interdisciplinar para solucionar o conflito.
PSICOLOGIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA
O psicólogia jurídico atua fazendo avaliações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamento, contribui para políticas preventivas, estuda os efeitos do jurídico sobre a subjetividade do indivíduo, entre outras formas de atuação.
No direito de família torna-se imprescindível à atuação do psicólogo. As questões familiares são mais amplas e complexas. Não se limitam à letra fria e objetiva da lei, esta nem sempre é suficiente para dirimir as questões familiares levadas ao judiciário. A psicologia, como ciência do comportamento humano, vem, através de seu aparato, buscar compreender elementos e aspectos emocionais de cada indivíduo e da dinâmica familiar, e assim, encontrar uma saída que atenda adequadamente as necessidades daquela família, que muitas vezes

Relacionados