sociologia
Anhanguera- Uniderp – CEAD- Sobradinho/ DF “Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo”
Partindo para a realidade - A Escola Canarinho -Brasília DF
Tutora
Sobradinho DF
2013
INTRODUÇÃO
A História da Educação Brasileira não é uma História difícil de ser estudada e compreendida. Ela evolui em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.
Por vários séculos, pouco foi feito pela educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a Proclamação da República tentou-se várias reformas que pudessem dar uma nova guinada, mas se observarmos bem, a educação brasileira não sofreu um processo de evolução que pudesse ser considerado marcante ou significativo em termos de modelo.
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a história da educação no Brasil, tendo em vista as suas varias concepções de ensino ao longo da história, bem como entender a partir do passado a educação da atualidade.
“A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.”
Quando falamos em preservação da memória histórica é preciso primeiramente entender a importância desta para a nossa vida atual e direcionar nossa “memória” a fatos anteriores que fizeram parte da nossa vivência, especialmente fatos coletivos que modificaram, marcaram e fizeram parte da nossa história seja ela anterior de gerações passadas ou atual.
A história envolve muito mais que aspectos científicos, pois ela também é permeada por aspectos sociais, políticos e culturais que faz com fatos marquem significativamente em determinadas gerações.
A memória histórica também sefaz guardada individualmente em nós através de lembranças de acontecimentos que de alguma forma atingiram nossas vidas, e isto é notório se refletirmos nas