sociologia
0Trabalho de Sociologia
Índice
Talcott Parsons ................................................................ 4
Intelectual do Fordismo .................................................... 5
Intelectual do Fordismo .................................................... 6
Em busca da estabilidade ótima ...................................... 7
Conclusão ........................................................................ 8
Bibliografia ....................................................................... 9
Talcott Parsons387213416797600Talcott Parsons (1902-1979) foi seguramente o sociólogo norte-americano mais conhecido em todo o mundo.
Em geral, seus críticos entenderam-no como um pensador conservador, preocupado basicamente com o bom ordenamento da sociedade, sem ter muita tolerância para com a desconformidade ou a dissidência dos que podiam manifestar-se contra ela.
Sua obsessão era determinar a função que os indivíduos desempenhavam na estrutura social visando a excelência das coisas.
Era um estudioso da Estratificação Social não da mudança ou da transformação.
Considera-se que a concepção social dele tenha sido influenciada diretamente pelo antropólogo Bronislaw Malinowski, um funcionalista, fortemente marcado pela biologia, daí verem em Parsons um admirador da organização de um formigueiro, no qual o papel dos indivíduos (das operárias à rainha-mãe) está devidamente pré-determinado e ordenado em função da manutenção e aperfeiçoamento de um sistema maior.
Intelectual do Fordismo
Ocorre que Parsons, que também foi tradutor da obra de Max Weber e seu difusor nos Estados Unidos, foi contemporâneo das linhas de montagem, a Scientific Management, o chamado Gerenciamento Científico, introduzidas por F.Taylor (1856-1915) e por Henry Ford (1863-1947), cujas espantosas modificações no processo produtivo, verdadeiramente revolucionárias, foram necessárias à produção em massa.
A nova maneira de produzir os