Sociologia
Oque é iluminismo¿
O iluminismo é mais conhecido como época das luzes, foi o período de transformações na estrutura social. Movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Teve grande influência à nível cultural, social, político e espiritual, onde os temas giravam em torno da liberdade, do progresso e do homem.
Iluminismo foi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza, e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão, é uma doutrina filosófica e religiosa, baseada na existência de uma inspiração sobrenatural.
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
Como essa corrente influenciou a sociologia ¿
Os pensadores iluministas, chamados indistintamente de "filósofos", provocaram uma verdadeira revolução intelectual na história do pensamento moderno, sendo que o principal objetivo era a busca da felicidade humana. Rejeitavam a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios. Pela promessa de livrar a humanidade das trevas e trazer a luz por meio do conhecimento, esses filósofos foram chamados de iluministas.
O século das luzes influenciava a busca de uma nova analise da sociedade. Filósofos mostraram que as instituições eram injustas e contra a liberdade dos indivíduos, partindo deste principio surge a sua influencia na sociologia. Durante a revolução tivemos a presença de grandes filósofos, sendo alguns deles:
O francês Voltaire, que criticava a