SOCIOLOGIA
A Microsoft lançou em 1981 seu primeiro sistema operacional, o MS-DOS (Disk Operating System), para a linha de computadores pessoais IBM-PC, concebido para ser um sistema operacional de 16 bits, monoprogramável, monousuário e com uma interface de linha de comando. O MS-DOS foi desenvolvido com base no sistema operacional CP/M e algumas idéias do Unix.
Quando o IBM PC com MS-DOS começa a ser vendido, em 1981, ele apresenta uma linguagem totalmente nova para o público geral. Digitar “C:” e vários outros comandos "enigmáticos" gradualmente começou a fazer parte do dia a dia das pessoas.
O MS-DOS em todas as suas versões se apresentava no modo de texto, apresentando um cursor piscando esperando a entrada de comando, chamado de prompt. Na versão 4.0 o DOS passou a incluir um sistema gráfico simples chamado DOS SHELL, mesmo assim ainda era necessário usar comandos de texto para se utilizar muitos recursos do sistema.
O MS-DOS é eficiente, mas também é difícil de entender para muitas pessoas.
Windows 1.0
Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows. Inicialmente, o Windows não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o DOS e o usuário. Suas funcionalidades eram relativamente limitadas.
O Windows 1.0 trouxe, ao usuário, uma interface bem colorida, isso no monitor colorido, que era um artefato raro e inacessível na época, e foi o primeiro sistema da Microsoft Corporation a utilizar Mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas, apenas os comandos "Zoom" para maximizar e "Iconize" para minimizar.
Entre as novidades estão recursos como calendário, calculadora, o Paint, relógio, bloco de notas, entre outros. Ele já trazia menus expansíveis, barras de rolagem, ícones, entre outras novidades que tornaram o Windows mais amigável para o usuário comum.
Windows 98
O Windows 98 foi lançado em 25 de Junho de 1998, sendo o sucessor do Windows 95. Foi a última versão a ser baseada