SOCIOLOGIA
Prof. Dr. Silvio Pinto Ferreira Junior
Nessa unidade vamos tratar o tema “Escola de Chicago e a
Sociologia Urbana”.
O presente conteúdo foi elaborado com a intenção de alcançar dois objetivos: o primeiro, fornecer a base teórica e metodológica De uma importante vertente da sociologia – a sociologia urbana; o segundo objetivo consiste em propor uma discussão para o aprofundamento das questões que serão levantadas, com o intuito de possibilitar a compreensão da realidade social em que vivemos, para nortear a nossa prática social de cidadãos conscientes, críticos e politicamente comprometidos com a transformação social.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
(Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com. Acessado em 05 de setembro de 2010).
Este início de século propõe novos desafios aos cientistas sociais, em especial aos estudiosos da questão urbana. Os processos recentes de reestruturação produtiva traduzem-se em fortes impactos territoriais; as cidades passam a compor dinâmicas regionais (inter e intra-regionais) e internacionais específicas; a velocidade das transformações tecnológicas impõe mudanças nos setores econômicos, particularmente no financeiro e de serviços, implicando a competitividade entre os espaços urbanos, com alterações no papel das metrópoles nacionais; a crescente globalização das atividades econômicas é marcada por um mundo cada vez mais desigual e fragmentado, onde a pobreza urbana passa a ser cenário de todas as cidades, em especial das metrópoles, em âmbito internacional.
Vamos iniciar o estudo introdutório à sociologia urbana, buscando a compreensão de sua importância desde ao surgimento da Escola de Chicago.
Material Teórico
1. Escola de Chicago
Como vimos na Unidade III, O