sociologia
-É um pensador, filósofo e sociólogo alemão.
-Habermas nasceu em 1929 na Alemanha , publicou seu 1° livro em 1962 e desde então já publicou outros 28.
-Para ele, a esfera pública é a área da vida em sociedade onde as pessoas podem ficar juntas e discutir livremente seus problemas.
- Em 1981 publicou sua obra principal ‘’Teoria da Ação Comunicativa’’.
- Democracia é um dos maiores interesses de Habermas. É a melhor alternativa para todo regime.
- A democracia é a que conduz a Teoria da Ação Comunicativa.
-Para conseguir seu sucesso individual, o individuo influencia outros individuos por meio de armas, bens, ameaças. Isso Habermas chamou de ação estratégica.
-Ele apresenta um nova proposta para a sociedade, a qual sai da ação estratégica para a açao comunicativa.
-Nesse tipo de açao a orientação deixa de ser exclusivamente para o sucesso individual, e passa a ser um objetivo coletivo.
- Os individuos passam a discutir harmoniosamente buncando um consenso para ambos.
-Importante ressaltar, que ambas as açoes utilizam a racionalidade humana, porem na priemira ação nao se abre espaço para ouvir os argumentos dos outros,enquanto no agir comunicativo há um espaço de diálogo, em que se pensa em conjunto sobre quais devem ser os melhores objetivos a serem buscados por um grupo social.
- A Açao Comunicativa serve de base para a defesa da democracia no cenário político, com a crítica da repressão, censura e de outras medidas que não propiciam o diálogo dentro da sociedade.
-Teve influencias de Kant e Hegel. O primeiro revolucionou a concepçao de conhecimento, pois criticou a metafisica e Habermas considera isso como um marco para o pensamento pós-metafisico.
-Hegel por relacionar a razao com a historia : A Razão governa o mundo e, consequentemente, governa e governou a história universal.