sociologia
1- Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
Marx tinha uma educação definida pelo fator histórico havendo mudanças por influencia de mudanças sociais e econômicas, Weber defende á educação transformadora, sendo voltada para sociedade, em prol a personalidade de um se humano sendo capaz de formar pessoas, fazendo a transformação da sociedade com a educação.
Na preocupação de Weber com o contexto
Escolar, a forma de educar é mais centrada e voltada o aluno para o trabalho, é mais valido que mesmo o convívio da sociedade, pois a sociedade é capitalista, e cercado de regras e burocracia, pois Marx diz que a sociedade não permite fazer escolhas em ser livre em relação ao aprender, o educador faz suas próprias escolhas á educação dele, então o aluno passa a ir à escola obrigada e o aprender passa ser chato.
2-Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?
Marx tem a ideia que o professor seja um pesquisador para formar um aluno pesquisador, sendo incentivado pelo próprio professor, onde ele busca o professor para fazer SONDAGENS da própria matéria, e passando a ter consciência do que é realmente importante para sua vida. Onde ele passa a refletir o que se aprende e o aprender, com aulas criativas passa instigar o aluno a querer aulas mais dinâmicas e criativas.
As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares.
Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocrático-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam. Marx tem a ideia que o professor seja um pesquisador para formar um aluno pesquisador, sendo incentivado pelo próprio