O QUE É FILOSOFIA
O significado da palavra Filosofia, vem de dois vocabulários gregos, que tem o sentido de “amando a sabedoria. consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
A filosofia analítica ou analise conceptual, tem como preocupação central o estudo analítico dos conceitos e tem como meta definir os termos filosóficos e científicos, e esclarecer a linguagem das ideias.
O filosofo é um analista, mas não no mesmo sentido que um cientista. O cientista procura explicar sistematicamente o mundo em que vivemos. O alvo do filósofo analítico é diferente. Este examina as pressuposições e conceitos básicos que são empregados pelo cientista, pelo moralista e pelo teólogo. O filosofo procura elucidar os conceitos e princípios metodológicos que os cientistas empregam de modo não critico. A filosofia analítica não se preocupa apenas com o cientista, o moralista, e o teólogo. Cada uma das áreas principais de pesquisa tem termos e princípios básicos que precisam de elucidação.
Objeções a filosofia analítica:
Existem muitos questionamentos quanto aos objetivos da filosofia analítica, sob diversas alegações, dentre elas a que enfatiza demais as questões do significado e deixa de enfatizar as questões de verdade. Outra é a de que o principio da verificação, que é um conceito chave da filosofia analítica , não é um teste fidedigno, nem do significado nem da relevância.
Conforme o principio da verificação, uma declaração é significativa somente se é puramente definidora ou senão, averiguável por mais um ou mais dos cincos sentidos. Todas as demais declarações, inclusive as éticas, teológicas e metafisicas, não fazem sentido para uma discussão do principio da verificação.
A filosofia Especulativa, por sua vez está preocupada com a sintetização dos resultados da pesquisa dos conceitos, com o fito de formar um conceito compreensivo e integrado as realidade.