Sociologia
Material teórico
Positivismo, Marxismo e Sociologia Compreensiva
Responsável pelo Conteúdo:
Prof. Dr. Silvio Pinto Ferreira Júnior
Revisão Textual:
Profa. Dra. Eliana Pantoja
Positivismo, Marxismo e
Sociologia Compreensiva
Nessa unidade, vamos tratar do tema "Positivismo, Marxismo e Sociologia Compreensiva".
Trataremos do "Positivismo": primeiro modelo teórico aplicado ao estudo da sociedade e dos fenômenos sociais.
Seus principais representantes são Auguste Comte e Émile
Durkheim, ambos citados entre os fundadores da Sociologia e entre os primeiros a sistematizá-la como Ciência.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Material Teórico
O Positivismo e os Primeiros Movimentos Sociológicos
Quando falamos em pensamento sociológico, podemos dizer que a primeira corrente teórica sistematizada foi o positivismo, para demonstrar e definir a particularidade do estudo científico da sociedade, distinguindo-se das demais ciências existentes e definindo os contornos de uma nova ciência, cujo objeto primordial anunciava-se como a sociedade. Com isso, o positivismo definiu o objeto, o método e os conceitos fundamentais da nova disciplina.
A sociologia desenvolveu-se quando a racionalidade das ciências naturais alcançava status de substituta da religião e da tradição na explicação do mundo e da realidade, trata-se do chamado cientificismo.
O cientificismo caracteriza-se pela crença no poder absoluto, e praticamente exclusivo, da razão humana para compreender a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. Tais leis representariam regras para o funcionamento e desenvolvimento da natureza e do ser humano. “O emprego sistemático da razão, do livre exame da realidade, representou um grande avanço para libertar o conhecimento do controle teológico, da tradição e da