sociologia
Teoria Crítica:
A sociedade é transitória e permeada por antagonismos e contradições.
Materialismo Histórico : a socieda-de surgiu da necessidade dos ho-mens de cooperarem para, traba-lhando , produzirem os bens neces-sários á vida ( divisão social do trabalho ). Toda forma de divisão social do trabalho (cooperação) é acompanhada de um tipo de proprie-dade. A separação entre o trabalho manual e o trabalho intelectual per-mitiu o surgimento da desigualdade e da exploração , resultando na luta de classes . A luta de classes é o mo-vimento real que muda a sociedade e faz a história.
Continuação: Teoria Crítica
A sociedade capitalista é resultado do desen-volvimento das forças produtivas e da luta de classes que existem desde o princípio da vida social. É uma sociedade desigual, em que os trabalhadores ( proletariado ) são ex-plorados pelos capitalistas ( burguesia ).
Assim os conflitos da vida social se devem à desigualdade e sua superação só poderá ser alcançada políticamente pela luta dos traba-lhadores para fim da exploração capitalista.
A teoria marxista deu à sociologia o concei-to de práxis . A teoria práxis é o entendimen-to de que não é possível à ciência e a qual-quer um ser neutro ou compreender a vida social e qualquer outro fenômeno sem inter-ferir no mesmo. O pensar fazer implica no pensar e vice-versa.
Sociologia Positivista
Quis estabelecer o objeto e o método de inves-tigação da sociologia.
Preocupado com os conflitos e com as idéias socialistas das quais discordava.
Acreditava que os problemas sociais são de ordem moral e não econômicos e que ocor-riam devido à fragilidade moral de sua época.
Entendia a sociedade como um sistema forma-da pela associação dos indivíduos. A transmis-são da cultura (socialização) inculca no sujeito o valores e crenças sociais.
“ As regras morais são sociais na origem, são gerais dentro de uma dada sociedade, e pressu-põe a associação humana, impõem obrigações sociais aos