Sociologia
CURSO DE DIREITO
COMPONENTES: ANNE MONTENEGRO, JANAINA NOGUEIRA, JULIANA MOTA,LARISSA NOCRATO,FERNANDA OLIVEIRA, SHAIANNE FONSECA.
“MOVIMENTOS SOCIAIS E RESISTÊNCIAS”
SALVADOR-BA,2012
Digite a equação aqui.
"Se existe magia em lutar além dos limites da resistência, esta é a mágica de arriscar tudo por um sonho que ninguém enxerga só você". (autor desconhecido)
SUMÁRIO
* INTRODUÇÃO * MOVIMENTO HIPPIE * MOVIMENTO ESTUDANTIL * MOVIMENTO FEMINISTA * MOVIMENTO SEM TERRA * CONCLUSAO
Palavra chave:Uma sociedade,um com confronto de ideias.
INTRODUÇÃO
Os movimentos sociais trazem como perspectiva forte enfoque teórico oriundo do marxismo, sejam eles vinculados ao espaço urbano ou rural. Tais movimentos possuem uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira. Neste trabalho pretende-se expor alguns movimentos socias narrando suas revoltas e reivindicações confrontando-os com a globalização. É necessário entender que não existe uma sociedade sem confrontos de ideias e principalmente não existe um Estado democrático sem revoltas e revoluções.
Com base nos argumentos propostos, entende-se por movimentos socias a ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Cada movimento por sua vez traduz uma resistência, uma causa, uma luta, esta seria oriunda da convivência de um conjunto de culturas tentando conviver harmonicamente.
Destarte, este trabalho resume essa ideia de movimentos socias e suas revoltas através de quatro movimentos: o movimento